Análise de mercado: aprenda a construir uma

análise de mercado

Quando se inicia um negócio, é importante ter uma completa análise de mercado. Ela é fundamental para alinhar e direcionar todas as ações deste novo negócio. A análise de mercado é o processo de obter informações sobre o mercado de atuação, bem como todos os fatores que podem impactar essa empresa.


Leia também: Inteligência competitiva: como produzir em sua companhia


É por meio dela que você tem dados sobre todos os contextos nos quais sua empresa irá atuar. Desde o potencial do público-alvo, relação de fornecedores e posicionamento dentre a concorrência.  Essa análise é um elemento do plano de negócios da sua empresa, que visa conhecer melhor seu ramo de atuação. Ela engloba estudos sobre os potenciais consumidores de um produto, o cenário da economia, os concorrentes e os fornecedores.



A análise mercadológica ajuda a traçar o plano de marketing, definindo algumas características fundamentais da sua oferta, como, por exemplo: qualidade, formas de distribuição, imagem do negócio e preço do seu produto. Isso permite que sua empresa posicione melhor seus produtos e serviços. 


Com este estudo de análise de mercado, é possível identificar questões quantitativas e qualitativas do ramo que você irá atuar. É um guia, que poderá medir e orientar toda a eficiência do seu negócio.


Etapas da Análise de Mercado

etapas da análise de mercado

Sabemos que abrir um negócio do zero não é tão simples assim, por isso é importante aprender a construir uma análise de mercado. Além de dar um ponto de partida, te ajuda a direcionar metas e caminhos em que a empresa deve seguir.

Acompanhe todas as etapas e a importância de cada uma delas:


  • Estabeleça tudo que você quer saber com essa análise
  • Identifique seu público-alvo e faça uma segmentação
  • Conheça a regulamentação do mercado alvo
  • Conheça seus concorrentes e entenda como eles atuam
  • Conheça tudo sobre seus fornecedores
  • Escolha técnicas para conseguir informações
  • Recolha os dados e faça análise
  • Coloque os dados no plano da empresa
  • Estude projeções de mercado


O fundamental ao se fazer uma análise é reunir o máximo de informação sobre o mercado em que o produto ou serviço será ofertado. A quantidade de dados recolhidos não é o único determinante, é preciso estar atento também à qualidade dos dados coletados e a confiabilidade da fonte fornecedora das informações.



Dica de leitura: O mercado está saturado para profissionais de finanças?


O principal benefício de uma análise de mercado eficiente, é a inteligência que ela gera à sua empresa. O que torna a sua empresa mais competitiva e preparada para encarar os desafios que estarão por vir.