Como está o mercado para gestores de negócios?

o mercado para os gestores de negócio

Para falar sobre gestão de empresas, precisamos começar esse post com um pensamento bastante maduro sobre o que resume essa atividade: observar; registrar; analisar; planejar; e agir. Achou complicado? Não é! Essa é a realidade dos gestores de negócios que conseguem retorno com suas ações. 

Em meio a tanta gente dizendo entender de empreendedorismo e assumindo a competência com gestão de negócios, é importante entender o que o mercado realmente espera desses profissionais

Não apenas entender como o mercado vê esses profissionais, bem como compreender como está o mercado para os gestores de negócios é fundamental para decidir se esse é o caminho para você!

Veja na sequência alguns dados mercadológicos que ajudarão na resposta. 


1. A função dos gestores de negócios nas empresas
função do gestor na empresa

Gestores de negócios; gestores de empresas; gestores; e por aí vai, o que não falta são títulos para ressaltar os especialistas em alavancar o sucesso das empresas no mercado cheio de desafios. 

Conforme dados do SEBRAE, 24,4% empresas com menos de dois anos fecham e isso pode ser resultado de uma gestão ruim

Os quais envolvem:

  • Complexidade;
  • Competição; e
  • Crise

Desta forma, não há dúvidas que muitos problemas cercam o mercado, o que varia entre variáveis controláveis e incontroláveis. Contudo, a função da gestão é acompanhar esses dados e traçar projeções que evitem o fracasso. 

Devido a isso, podemos resumir a função dos gestores a um círculo vicioso (virtuoso) em que ocorre a observação do comportamento da empresa; o registro frequente das atividades; a análise dos dados; e o planejamento de novas ações. Depois dessa etapa, tudo começa novamente!

Contudo, como vimos, nem todos conseguem desempenhar de forma estratégica esses passos e acabam ficando tão atentos com os resultados internos, que esquecem de validar as ameaças e oportunidades do mercado.

O pior de tudo, é que muitos investem os recursos próprios para ter a independência de um negócio próprio (mais de 80% segundo o SEBRAE) e o resultado é que acabam saindo mais falidos do que quando entraram. 


Portanto, não basta ter espírito empreendedor; para conseguir fazer o negócio superar os desafios, é preciso ter conhecimento técnico, e cursos como MBA em Gestão Financeira, Compliance e Riscos; e MBA em Contabilidade, Auditoria e Controladoria, fazem a diferença. 


2. O gestor de empresas é bem remunerado? 
o gestor é bem remunerado?

Como você já deve ter percebido, há “profissionais e profissionais no mercado” e ter seu ‘talento’ reconhecido na gestão, depende mais do que apenas dizer que tem formação em gestão de empresas

Quanto mais especializada a pessoa responsável pela gestão, mais valiosa será sua participação dentro do negócio e os empregadores não estão dispostos a perder perfis assim, tornando o contrato cada vez mais atrativo. 

Conforme o Love Mondays, há salários de gestores de empresas que contabilizam R$ 8.000,00. Contudo, muitos escolhem fundar sua empresa e não ficar sob a gerência de outros cargos. 

Outra vantagem de potencializar o conhecimento em gestão empresarial por meio de MBAs relacionados ao gerenciamento de negócios, é a quantidade de vagas e oportunidades para área. 

Como trata-se de um mercado amplo e com inúmeros segmentos, o que não falta é oportunidade para quem está preparado. Apenas no LinkedIn, ao filtrar por Gestão Empresarial é possível identificar mais de 2000 mil vagas.

Quer conseguir conquistar seus objetivos profissionais e se destacar no mundo da gestão? Potencialize suas estratégias se especializando em nosso MBA Online em Gestão Financeira, Compliance e Riscos

Lembrando que para quem deseja entender mais sobre os processos fiscais, a Trevisan Online oferece também o curso de MBA em Contabilidade, Auditoria e Controladoria

Se ainda estiver em dúvida, não deixe de conferir os depoimentos dos ex-alunos Trevisan e nossa metodologia para confirmar que essa é escolha perfeita para a sua carreira!

experimente grátis - trevisan online