Marketing pessoal: aprenda como se destacar no trabalho
Aprenda sobre Marketing Pessoal

Se você acha que imagem e reputação ficam restritos às marcas e aos produtos, então não leia o conteúdo que vem a seguir. Mas, se você tem certeza de que uma boa imagem pessoal (ou Marketing Pessoal) pode fortalecer o seu nome e transformar a sua rotina, leia até o fim!


O tão famoso Marketing Pessoal, que muitas vezes é mais ligado às pessoas que trabalham por conta própria (profissionais liberais e freelancers, por exemplo), pode - e deve - ser usado por todo e qualquer profissional que queira se destacar de alguma maneira em sua área de atuação.


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Mas afinal, o que é o Marketing Pessoal?
O que é o marketing pessoal

Em linhas gerais, o Marketing Pessoal é um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para que você aprimore e promova, de maneira positiva, a sua imagem (pessoal e profissional). Seja dentro de uma empresa, em um evento específico e até mesmo para vender uma prestação de serviço ou alcançar um cargo maior. Ele é útil também para quem está entrando no mercado de trabalho, assim como para pessoas que estão entrando em um cargo de liderança e precisam conquistar a confiança.


A sua importância se deve ao fato de que o Marketing Pessoal está ligado diretamente à sua reputação, ou seja, à você como referência em algo/assunto que domine e também ao seu poder de influenciar outras pessoas justamente por ter mais conhecimento sobre o tema.

Vale ressaltar que as suas habilidades comportamentais (e técnicas, claro!), experiências, saber fazer networking, discurso, valores, atitudes (alinhadas ao discurso), o respeito com o outro, dentre outras características, também acabam impactando na construção da sua imagem pessoal e não devem ser descartadas.


Como fazer Marketing Pessoal? Veja algumas dicas!
como fazer o marketing pessoal

Na prática, as ações para sua autopromoção devem ser feitas continuamente, com integridade e paciência, pois uma reputação não é construída da noite para o dia e conquistar a confiança das pessoas, leva tempo. Abaixo, listamos sete dicas para você começar a praticar e aprender como se destacar no trabalho:


1- Faça networking

Estar sempre em contato com outras pessoas da sua área foco e/ou de atuação é uma das maneiras de você ser lembrado. O networking pode ser feito presencialmente, em eventos e cursos; ou por meio de interações online, como comentários em posts, por exemplo. Neste caso, dê preferência às redes sociais voltadas mesmo para o profissional, como o Linkedin. E claro, nunca deixe a página do seu perfil, dentro das redes sociais profissionais, desatualizada.


2- Preste atenção ao seu visual

A maneira como você se veste pode dizer muito sobre você e essa também é uma maneira de você construir a sua imagem pessoal. Como você quer que as pessoas se lembrem de você? 


3- Autoconhecimento

Conhecer os seus pontos fortes e pontos fracos; as suas limitações e qualidades são uma oportunidade de se aprimorar cada vez mais, em todos os sentidos. Portanto, procure estar sempre atento a si mesmo e agir quando for necessário, a seu favor.




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4- Foque no seu objetivo

Quando o objetivo está bem claro, fica mais fácil alcançá-lo. Portanto, mesmo que outras tarefas apareçam, mantenha sempre em mente onde você quer chegar.


5- Vá além nas suas tarefas

Quando você perceber que pode dar um passo à frente em suas tarefas cotidianas, não hesite, pois é neste momento que demonstrará competência e maturidade para desenvolver ou melhorar algo que já existe.


6- Comunicação, simpatia...

Duas características que podem ser cruciais no Marketing Pessoal, pois saber se comunicar de maneira e no momento corretos, com simpatia suficiente e ainda, aliados outros dois que são saber ouvir e se dispor a ajudar, certamente fará toda a diferença.


7- Mantenha-se atualizado

Este é o ponto que não poderíamos deixar de abordar: a constante atualização e desenvolvimento. Não caia na zona de conforto, invista em cursos diversos dentro da sua área (e objetivo!). Nos dias de hoje as mudanças ocorrem rapidamente e estar em dia com o mercado requer investimento em conhecimento.


Portanto, esteja sempre disposto a aprender coisas novas e agregar valor à sua carreira e a si mesmo. 

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