O mercado está saturado para profissionais de finanças?
profissional-financas

Independente do cenário econômico, o trabalho de profissionais de finanças é fundamental para o sucesso de qualquer organização. As áreas financeiras possuem diversos profissionais e atividades, podendo orientar uma empresa nas tomadas de decisões estratégicas, análise de custos, investimentos, tributos, ampliação ou redução de estrutura, análise de riscos, entre outras tarefas necessárias para um empreendimento. 


É importante que o profissional que deseja entrar no ramo de finanças, verifique a atual situação do mercado de trabalho, como está a concorrência e o ritmo de contratações


Leia também: O que você aprende na Escola de Negócios


Em tempos de tanta concorrência ao qual o mundo está vivendo, as empresas miram basicamente em dois principais focos: eficiência nos resultados e redução de custo. Com esse cenário algumas carreiras se tornam arriscadas, mas na área financeira o campo é fértil para novas oportunidades de emprego.


Alguns especialistas de recursos humanos, posicionam às profissões conectadas com a área de finanças dentro das cinco mais promissoras no mercado de trabalho. Como já foi dito, é uma área ao qual desempenha um papel extremamente importante para as empresas, principalmente em momentos de crise. 


A área financeira dentro de uma companhia, é vista como uma parte estratégica de todo o negócio e esses profissionais raramente se sentem ameaçados por conta da crise do mercado de trabalho. Até mesmo porque, quando as organizações estão passando por um momento difícil financeiramente, é nesse cenário que o profissional de finanças deverá trazer soluções e decisões para enfrentar os problemas. 


As oportunidades de trabalho para esses profissionais estão em pequenas, médias e grandes empresas, todas precisam de alguém para cuidar da saúde financeira e dos riscos. Normalmente a atuação dentro das organizações são de pessoas com formação acadêmica em economia, administração, ciências contábeis e engenharia. 



Leia também: Marketing pessoal: aprenda a se destacar no trabalho


Para aqueles que investem em especializações em busca de complementação de conhecimento, estudam idiomas e cursos livres, normalmente o salário é em torno de cinco mil reais, podendo ultrapassar três dígitos, quando ocupam cargos de gestão.


Quais os melhores cargos para os profissionais de finanças?
cargos profissionais de finanças

Muitas profissões dentro do espaço financeiro estão na lista de cargos promissores para os próximos anos, papéis que exigem uma grande responsabilidade dentro de uma empresa e necessitam de bons estrategistas.

  • CFO
  • Controller
  • Gerente de auditoria
  • Auditor
  • Gerente Contábil fiscal
  • Coordenador contábil fiscal
  • Analista contábil fiscal sênior
  • Analista contábil fiscal pleno
  • Analista contábil fiscal júnior
  • Gerente de planejamento financeiro/controladoria
  • Gerente de finanças corporativas
  • Gerente de tesouraria/financeiro


Estamos em um mercado de trabalho em constante mudança, em que todos os dias novas demandas aparecem, por esta razão é fundamental ser aberto a mudanças para se dar bem na carreira e obter uma boa colocação nas empresas é preciso se manter em constante estudo, buscando sempre aprimorar os conhecimentos sobre seu ramo


Conheça a Escola de Negócios Trevisan Online e os cursos de Mba online em Gestão Financeira, Compliance e Riscos ou Mba online em Contabilidade, Auditoria e Controladoria. O seu sucesso, depende de você!