Universidade e Escola de Negócios: tem diferença?

escola de negócios ou universidades

Muitas pessoas possuem o desejo de crescer profissionalmente, e por esta razão buscam no conhecimento a alternativa ideal para conseguir chegar nesse objetivo. Mas, na hora de tomar uma decisão, vem a seguinte dúvida: devo fazer uma universidade ou uma escola de negócios?

Claro que não há uma resposta concreta, cada pessoa possui um histórico de vida diferente; contudo, é possível sim ter ideia de qual curso escolher entendendo na prática o que significa cada um. Afinal, são grandes as diferenças nas estruturas dos cursos de universidades e escolas de negócio.

Para te ajudar neste desafio, nós, da Trevisan Online, te explicaremos abaixo as diferenças dos métodos e qual se encaixa melhor no seu perfil pessoal e nos seus objetivos de carreira. Vamos lá?!


O que é uma Universidade?
universidades

Antes de compreender se você deve ou não começar um curso em uma Universidade, é extremamente essencial entender que essas Instituições possuem um foco maior em preparar seus alunos para carreira acadêmica, afinal é obrigatório que um terço dos seus professores possuam cargos de mestres e doutores e se dediquem integralmente a Universidade, consequentemente, o foco acaba sendo mais direcionado para o ramo de pesquisa. 

O seu método de ensino é tradicional - baseado no professor como protagonista, transmitindo seu conhecimento aos alunos - e com muitas atividades direcionadas para desenvolvimento de pesquisas científicas, mas também contendo em sua grade curricular matérias essenciais para quem deseja ingressar no mercado de trabalho.


Leia mais: Orçamento Empresarial: Você Já Começou O Seu?


E a Escola de Negócios? Para que serve?
escola de negócios trevisan

Criadas no século XX, as Escolas de Negócios, vieram com o objetivo de revolucionar e proporcionar aos alunos uma alta preparação para o mercado de trabalho, principalmente quando se trata da área de gestão, desenvolvendo competências e habilidades primordiais para os tempos atuais.

O maior objetivo da Escola de Negócios é preparar seus alunos por meio da prática, não focando somente na questão teórica, e desenvolver neles uma visão criteriosa, sendo capazes de encontrar e propor soluções para os potenciais problemas que surgem no dia a dia de uma empresa no mercado de trabalho.


Veja também: Como Está O Mercado Para Gestores De Negócios?


Instituições que seguem esse método tendem a ter uma grande diferencial, afinal de contas possuem grande equilíbrio entre a teoria e a prática, possibilitando aos alunos um aprendizado como protagonista do seu estudo.

Para se tornar um empreendedor ou profissional de sucesso é necessário muito mais do que apenas teoria, é preciso compreender como os modelos de negócio e gestão mudaram hoje em dia. Por esta razão é tão importante que as Instituições preparem seus alunos para enfrentarem uma nova realidade no mercado de trabalho e possam formar profissionais inovadores, resilientes e competentes.

Gostou do conteúdo? Cadastre-se agora em nossa newsletter e receba em primeira mão artigos e notícias sobre gestão, finanças, empreendedorismo e tendências do mercado de trabalho.