4 fatores de Análise de Riscos que todo profissional financeiros deve saberAnálise de Riscos

A análise de riscos é a verificação das incertezas das operações financeiras da organização. Realizar esse trabalho é de extrema importância para as tomadas de decisões assertivas, evitar problemas, e traçar um planejamento do futuro da empresa

É comum os riscos financeiros quando se fala em operações financeiras, e eles podem acontecer por vários motivos, como, por exemplo, baixa qualidade das informações para tomadas de decisão, administração financeira indevida, incertezas sobre retornos de lucratividade, muitas dívidas, entre outros. 

Podemos dividir o riscos financeiros em vários ramos: risco de mercado, operacional, de crédito e de liquidez. Toda e qualquer análise de risco não é realizada de forma simples, e é preciso realizar cálculos complexos e efeitos potenciais.


Sugestão de leitura: Quais os 4 erros mais comuns na contabilidade financeira?


Os profissionais financeiros necessitam saber sobre fatores importantes ao qual a empresa deve se preparar, além de estarem aptos para todos os obstáculos que podem surgir durante a jornada.


Conheça um pouco mais sobre a Análise de Riscos
Tipos de Análises de Risco

Riscos de mercados

É a relação das mudanças em cotações e preços, que pode prejudicar a saúde financeira da sua empresa, podemos citar um exemplo comum: quando uma organização realiza uma importação e faz os pagamentos em dólar e realiza a venda no mercado nacional, essa empresa estará correndo o risco a diminuição no valor do real e isso poderá gerar impactos negativos no momento de honrar os compromissos com os fornecedores. 


Riscos operacionais

Esse risco é causado por conta de processos internos dentro da empresa, como falhas por parte de colaboradores, processos, sistemas, entres outros. É necessário que a empresa entenda a qualificação do seu profissional com total clareza, e analise com cautela antes de sua contratação. Para encontrar esse tipo de fator de risco, é necessário que a empresa tenha um banco de dados com todos registros de potenciais colaboradores. 


Riscos de créditos 

Esse risco está ligado ao pagamento de um credor que poderá obter um atraso ou não ser realizado, e podemos citar um exemplo muito comum que ocorre em bancos, quando realizam empréstimos aos clientes e não recebem de volta.


Risco de liquidez

Esse risco se dá quando a organização tem problemas para pagar suas contas e, consequentemente, não consegue honrar com os devidos pagamentos. Isso pode ocorrer devido a uma gestão ruim, e um fluxo de caixa despreparado. Podendo ocasionar dívidas, multas e juros


O profissional financeiro deve estar buscando sempre conhecimento para aprimoração na área e entendimento de todos os riscos para que eles sejam evitados e causem problemas graves na companhia.  Por esta razão, conheça, agora mesmo, o curso de MBA em Gestão Financeira, Compliance e Riscos da Escola de Negócios Trevisan Online e seja um profissional altamente qualificado e disputado no mercado de trabalho.