Como usar Machine Learning nas Finanças de uma Empresa

Machine learning

Machine Learning faz parte do conceito de inteligência artificial que estuda meios para que as máquinas possam realizar tarefas que seriam executadas por seres humanos. É uma programação usada nos computadores, formada por regras previamente definidas, que faz com que os computadores tomem decisões com base nos dados que foram informados antes. Essa inteligência artificial tem transformado as finanças de uma empresa, que conseguem resolver situações de gerenciamento de riscos até a previsão de investimentos. 


Leia também: 5 passos para montar o budget da sua área


O machine learning é uma ferramenta muito útil para a tomada de decisões. Ela pode, por exemplo, com base num determinado comportamento, prever as vendas de um produto, e as variáveis que influenciam esta demanda. Algumas empresas de auditoria tem utilizado para a detectação de fraudes, já que os computadores conseguem capturar uma grande quantidade de informações, e as processam muito mais rapidamente que o cérebro humano.

Instituições financeiras também utilizam o machine learning para seus negócios. Por exemplo, se quisessem prever qual dos clientes possui mais tendências de cumprir com suas obrigações. Com essa ferramenta, a empresa pode usar variáveis, de renda, idade, dependentes, restrição ao crédito, etc, e assim, chegar numa variável adequada para ser seu futuro cliente.

Por meio da análise dos dados em tempo real, e eficiente, já que o processo é todo automatizado, o machine learning proporciona mais produtividade, os gestores podem utilizar melhor este tempo e se concentrar em outras tarefas que não seriam possíveis serem feitas por máquinas.


Dica de leitura: 4 fatores de Análise de Riscos que todo profissional financeiros deve saber


A prevenção de fraudes também tem sido evitada com o machine learning. Todo ano, empresas brasileiras sofrem prejuízos de mais de 10 bilhões de reais apenas com fraudes virtuais, e boa parte desses problemas ocorrem quando contas são hackeadas. O machine learning aplicado a estas contas permitirá que aplicativos frustrem as violações de segurança por parte dos criminosos. Algoritmos são capazes de avaliar a probabilidade de alguma transação ser fraudulenta por exemplo.


Algoritmos também podem aprender em minutos e assumir um papel de analista financeiro de investimentos, identificando ativos de forma dinâmica e rápida. Essa função pode facilitar o trabalho para todos os tipos de investidores.



Os principais benefícios do machine learning nas finanças de uma empresa
benefícios machine learning

Automação e Controle

É possível automatizar tarefas que tem dados históricos, assim a ferramenta pode aprender com regras que já foram delimitadas.



Redução de tempo e custo

Um computador, por meio dessas regras, pode trabalhar de maneira muito mais rápida que o cérebro humano. Reduzindo assim o tempo e custo de operação de uma determinada tarefa.



Melhorias de KPIs

Com base nas automações e regras, novas funções podem ser agregadas aos colaboradores de uma empresa, e assim melhorar os KPIS destes, já que realizarão tarefas que utilizam a capacidade humana, e podem ser avaliadas dessa forma.

O machine learning tem sido de grande valia para as finanças de uma empresa, já que todo o processo que demandaria muito tempo e esforço pode ser realizado por meio de computadores que já foram configurados para tal.