Entenda como investir na bolsa de valores sem medo
Entenda como investir na bolsa de valores

Investir na bolsa de valores sempre é um assunto que gera medo e insegurança para quem nunca fez nenhum tipo de investimento, afinal é comum ouvirmos falar sobre lucros e prejuízos de investidores

Porém o número de brasileiros que investem nessa modalidade é ainda muito pequeno, e um dos principais motivos para isso, é exatamente o receio de entrar em algo arriscado. Por isso, separamos algumas dicas para que você entenda como investir na bolsa de valores sem medo.


Leia também: Qual diferença entre lucratividade e rentabilidade?


Aprenda como investir na bolsa de valores
aprenda investir na bolsa de valores

Antes falarmos mais aprofundado sobre a bolsa de valores, é importante entender como funciona o mercado de ações. Uma ação é a menor parte do capital social de uma empresa. Quem adquire ações de uma empresa a partir de uma oferta pública de ações, está injetando dinheiro nela e se tornando sócio. Isso por si só já envolve riscos, pois seu lucro depende do bom andamento da empresa.


Porém tenha em mente que a bolsa de valores pode agregar bons rendimentos ao seu capital.


A primeira dica para deixar o medo de lado, é começar a investir agora mesmo. Escolha empresas sólidas e bem geridas, a possibilidade de valorização costuma ser alta. Mas tenha paciência, é preciso de tempo para que seu investimento comece a render.


Investir continuamente é outra grande sacada, o mercado financeiro é dinâmico, de tempos em tempos você pode ter um ajuste na sua carteira. Então, aplicar e esquecer o dinheiro não costuma ser um negócio lucrativo. Investindo continuamente, o seu montante tende a crescer, e você adquire ainda mais experiência sobre investimentos na bolsa de valores.



Dica de leitura: Entenda o futuro do mercado financeiro de criptomoedas



Outra dica importante é investir aos poucos, priorize ativos de renda fixa, como o Tesouro Direto e o CDB.


É fundamental que você busque conhecimento sobre o assunto, já que é normal sentirmos medo de algo que não conhecemos, ainda mais quando falamos sobre dinheiro, portanto entender como funciona o mercado da bolsa de valores e até ajuda profissional é de grande valia. Estude bastante sobre o assunto, tenha análises eficientes que embasam seus investimentos, leia livros, assista vídeos sobre o assunto, cursos e procure sobre auxílio de assessorias de investimentos.


Outra dica indispensável, é preparar seu emocional para os investimentos. As variações constantes de preços acontecem a todo momento. Isso significa que você precisa estar preparado para desvalorização do seu dinheiro. Quem investe baseado em estratégias e com foco, sabe que essas variações vão acontecer e que é preciso segurar o emocional para manter a posição até quando for lucrativo e confortável.


Comece investindo pouco, entenda sobre o funcionamento da bolsa de valores, e vá aprendendo aos poucos as variações, assim você poderá tomar as melhores decisões de investimentos. Com paciência e conhecimento, você pode partir para investimentos mais avançados, procure empresas conhecidas e com liquidez.

experimente grátis - trevisan online