Entenda o que é Auditoria e Controladoria

Auditoria-controladoria

A auditoria e controladoria são fontes de muito relevância para as empresas, e esses fatores se tornaram um instrumento muito necessário aos administradores para identificar todos os processos internos e as políticas dentro da organização, principalmente os objetivos da contabilidade financeira interna.


O maior objetivo de fazer esse trabalho é demonstrar os problemas ocasionados e as ferramentas que possam ser utilizadas de forma efetiva para ajudar os gestores nas devidas tomadas de decisões.


Dica de leitura: Universidade e Escola de Negócios: tem diferença?


Conforme as empresas crescem economicamente os empresários necessitam de um auxílio contábil, e encontram dentro de escritórios de contabilidade ou até mesmo se especializando na área de contabilidade, auditoria e controladoria


Qual é o papel da auditoria?

o papel da auditoria

auditoria serve para verificar a integridade das organizações para com as legislações, além de colaborar para encontrar pontos fracos e problemas que precisam ser resolvidos com agilidade na empresa.

Podemos dizer que a auditoria se trata de uma revisão de todo sistema financeiro da empresa, isso é feito por contadores, a fim de assegurar a empresa de todos as suas ações financeiras e gerar credibilidade nas ações e diversas melhorias. Podem existir diferentes tipos de auditoria, depende muito do objetivo de cada empresa e o intuito dessa atividade e qual a perspectiva para este relatório de auditoria. 

Podemos classificar as auditorias em três modos:

  1. Auditoria operacional
  2. Auditoria de cumprimento
  3. Auditoria financeira


Auditoria operacional

É feito por meio de uma coleta de informações muito específica e amplo de toda a parte administrativa e os recursos da empresa. O principal foco desta auditoria é analisar e medir o nível em que as atividades e os projetos estão alcançando as metas e os objetivos finais


Auditoria de cumprimento

Tem como principal objetivo realizar a revisão, demonstração e avaliação dos exercícios da empresa e procedimentos operacionais que é realizado. 


Auditoria financeira

Uma das principais auditorias utilizadas e mais buscadas por empresários é a auditoria financeira, ao qual tem um objetivo bastante amplo e analisa a entidade como um todo. O maior objetivo desse trabalho é fazer com que o auditor exponha sua opinião sobre as toda a avaliação financeira, e se estão apresentadas de acordo com os princípios e legislação da contabilidade. 


Qual é o papel da controladoria?

Papel da controladoria

A controladoria serve para evitar problemas e riscos e aumentar a claridade do seu negócio. Tem como objetivo principal analisar toda a movimentação financeira dentro da organização; contudo, será realizado de forma estratégica. Será analisado todos os gastos da empresa e todas as atividades realizadas, auxiliando em todas as tomadas de decisões

O profissional de controladoria terá a permissão para modificar a estrutura da organização, a fim de melhorar o desenvolvimento dos projetos. É um trabalho que irá assegurar a empresa de dados concretos e reais para tomada de decisões. O controller tem a funcionalidade de estudar sobre a empresa, entender os processos para adquirir visões para crescimento futuro. 

Normalmente as grandes empresas possuem um departamento com especialistas em contabilidade financeira, graduados em ciências contábeis a fim de gerenciar a parte econômica da organização, garantindo a eficácia de todos os setores da empresa por meio de otimização dos resultados. 


Grandes empresas

Leia também: A Trevisan Online - inovação, tendências e negócios na palma da sua mão.  


Podemos dizer que é a área responsável por implantar, desenvolver, implantar e projetar e gerenciar todas as ferramentas contábeis da entidade. Sendo que todos os dados contribuíram para controlar todas as ações e decisões da organização


Empresas menores
que não tem necessidade de obter um departamento para essas atividades, podem contratar escritórios de contabilidade para realizar essas atividades e até mesmo enquadrar um gestor eficiente da empresa para realizar um curso de especialização em contabilidade, auditoria e controladoria


Todas a atuação dessas atividades na organização influenciará diretamente nas decisões principais por meio de dados e informações que servem para planejar e controlar os trabalhos. Não apenas é importante para o ambiente interno, mas também para o ambiente externo e podendo atuar com competitividade em relação aos concorrentes, analisando o mundo dos negócios, a economia do país, a globalização e a economia. 


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se em nossa Newsletter para receber mais conteúdos com dicas e sugestões preparados pela Trevisan Online