Quais os 4 erros mais comuns na contabilidade financeira?
Erros na contabilidade financeira

A gestão financeira é um dos principais departamentos de uma empresa, em qualquer segmento de mercado a contabilidade financeira é fundamental para conter os riscos e realizar planejamentos financeiros e tomadas de decisões adequadas. A contabilidade financeira consiste em práticas e conhecimento de estudo de toda movimentação financeira de uma organização, isso funciona a partir da análise das informações financeiras como gasto e lucro, essas informações são distribuídas em diversos documentos



Leia também: Quais habilidades interpessoais um gestor financeiro precisa ter


Todo processo da contabilidade financeira deve ser realizado com total cautela. É um fato que quando uma organização não está alinhada de forma correta com o setor de finanças, pode ocorrer erros e comprometer a qualidade das atividades. 


Os erros que mais ocorrem na contabilidade financeira

Documentos


Não documentar as movimentações e atividades financeiras

Através dos documentos de uma organização, é realizado todo o controle financeiro e o fluxo de caixacontudo, é  comum em empresas de médio e pequeno porte os documentos se perderem e com isso gerar lançamentos sem comprovações. Para evitar consequências negativas, como a descrita acima, é necessário realizar a gestão da documentação da forma correta para que todos os resultados sejam apurados. 


Não emitir notas fiscais

Quando falamos em não emitir notas fiscais, podemos nos preocupar bastante pois é isso é extremamente sério. A organização que não faz a emissão de forma correta, não retém os impostos exigidos e não documenta os procedimentos de vendas. E com essa falha, não é possível obter as informações para tributar as operações


Dica de leitura: Como realizar uma gestão de custos e preços de forma correta?


Dados desatualizados 

Um problema recorrente em organizações é falta de backup de dados. Os responsáveis pela contabilidade da empresa devem encaminhar obrigatoriamente as documentações, mas pode ocorrer falhas. Com o  backup de dados atualizados ajuda a evitar riscos e problemas com o extravio de documentos


Não definir orçamentos claros para cada projeto

É necessário saber o custo que a companhia terá quando iniciar um novo projeto e prever todos os gastos que podem aparecer. Muitas empresas quando começam um projeto do zero sem planejamento possui altas chances de obterem um  grande problema no futuro, como, por exemplo, gerar um custo grande para a empresa e ainda não trazer lucros efetivos


Existe, no mercado, uma variedade muito grande de softwares e sistemas de contabilidade financeira para as empresas. Utilizar a tecnologia será fundamental para prever riscos de maneira mais segura e ágil. Mesmo que alguns erros dentro da área contábil sejam minúsculos, quando cumulam poderão se tornar grandes problemas e causar muitos riscos na saúde financeira da companhia


Faça o MBA em Contabilidade, Auditoria e Controladoria da Trevisan Online e se destaque no mercado!