Qual diferença entre lucratividade e rentabilidade?
Diferença lucratividade e rentabilidade

Sabemos que esses termos são indicadores muito importantes para um negócio, já que se trata da saúde financeira da empresa. Mas antes de entendermos a diferença entre lucratividade e rentabilidade, é importante compreendermos o que é cada termo e qual sua relevância para uma organização

O que é Lucratividade?
Lucratividade

A lucratividade são os números mais importantes para entender se a sua empresa está gerando resultados positivos em suas transações, representando de forma geral o ganho obtido com o trabalho executado, em relação à receita bruta. 

É uma variável que indicará o que a companhia obteve de lucro em cima de determinado produto ou serviço. Por isso, é preciso entender o tamanho de seus ganhos para precificar de forma correta e conferir se as vendas estão ocorrendo de forma assertiva. 


O que é Rentabilidade?
rentabilidade

Rentabilidade é o retorno sobre o capital investido, ou seja, é o percentual de remuneração do dinheiro aplicado - o valor que você obteve como retorno de um investimento. Quando pensar em investir, é importante verificar as possíveis rentabilidades para que você tenha certeza de que está entrando em boas oportunidades. 

Entender o momento do mercado e buscar conhecimento sobre investimentos e rentabilidade é essencial, o mercado traz diversas opções de gerar resultados positivos quando o assunto é investimento.


Leia também: 4 fatores de Análise de Riscos que todo profissional do financeiro deve saber


Apesar da lucratividade e rentabilidade possuírem conceitos distintos é preciso estarem alinhados para que os responsáveis, entendam de forma transparente tudo o que se passa em sua empresa. Uma organização pode gerar lucratividade, mas não obter rentabilidade. Um produto com bom preço determinado faz com que o seu negócio se torne competitivo, e assim, gerar lucratividade que é o ganho obtido sobre as vendas realizadas.

Já a rentabilidade analisará o lucro líquido e o valor que foi investido no produto, ele trará o retorno sobre o investimento (ROI) que foi feito na empresa em longo prazo. Pois toda organização precisa gerar lucro para sobreviver e evoluir, mas é preciso ter um departamento apto e comprometido para analisar toda a parte financeira, prevendo riscos e tomando decisões quando necessário. 

Conheça a metodologia da Trevisan Online, experimente já os cursos na área financeira e garanta sucesso na sua carreira