Valuation: aprenda sua importância para as empresas

valuation para as empresas

Não existe uma empresa sem um valor, pouco ou muito. Esse valor do negócio, é chamado de Valuation de Empresas, um conceito importante para gestores, afinal, ele direciona todas as ações estratégicas que a empresa seguiráConhecer o Valuation e saber aplicá-lo, é fundamental, pois os profissionais precisam saber atribuir o valor econômico de uma empresa



Leia também: Soft Skills: o que são e como utilizá-las em uma negociação


Mas esse processo não é simples, é preciso entender e dominar essa “técnica”, e isso requer muito estudo e aplicação de esforços. É necessário colocar a mão na massa e a ideia em prática.


Como aplicar o Valuation em sua empresa?
como aplicar o valuation

Ter o domínio das informações sobre sua empresa, é essencial para um gestor. Ele precisa ter o controle não só dos recursos, mas também de todos os indicadores, situação do mercado e principalmente, o valuation da empresa.


O Valuation é de extrema importância, é um cálculo que avalia o valor estimado da empresa. Este cálculo é feito por meio de metodologias que torna o resultado mais assertivo. Valuation significa avaliação da empresa, que busca entender a posição que a empresa ocupa no mercado e a previsão de retorno de um investimento. Esta avaliação pode ser feita de várias formas:


  • O que a empresa tem de ativos e passivos.
  • O valor dos ativos intangíveis (marca, tecnologia, relacionamento, etc)

Quando você tem o valor da empresa, ou seja, o valuation de uma empresa no mercado, todo o planejamento desta empresa pode ser feito de uma maneira muito mais assertiva. É possível identificar as oportunidades que o negócio pode ter no mercado, e assim aumentar ainda mais esse valor.


Esse processo é importante porque o gestor tem o total domínio sobre os mais diversos pontos da empresa, a situação real além das métricas. Assim ele conseguirá tomar as melhores decisões estratégicas para o todo.



Não perca este conteúdo: Como realizar uma gestão de custos e preços de forma correta?



Quando um gestor precisa tomar uma decisão envolvendo uma ação de compra e venda ou uma fusão, o valuation é um fator decisivo nessa decisão, ele quem direciona todas as demais ações:

  • mais vantagem competitiva;
  • analisar áreas de atuação;
  • aumentar a parcela de participação do mercado;
  • estratégias mais agressivas de atuação;
  • melhorar estrutura organizacional.

Portanto, conhecer o valuation de empresas, seja ela pequena ou grande, é fundamental em várias situações da empresa. Por exemplo, a venda de sua participação ou o aprimoramento da sua gestão financeiraO método mais adequado para medir essa estratégia é o que está mais de acordo com a finalidade do valuation. Ele não é um número exato, mas um parâmetro para a negociação.


Gostou do tema? Tem interesse em se aprofundar mais e colocar em prática no seu dia a dia? Faça nosso Curso de Extensão em Valuation e se destaque no mercado de trabalho. Clique aqui para conhecer a grade curricular do curso.