5 Dicas para montar um negócio inovador

Negócio Inovador

Nunca se falou tanto em inovação e o desejo de ter um ideia genial que vai transformar o futuro financeiro é uma realidade frequente na vida de muitos! Mas, como já destacamos aqui em nosso portal da Trevisan Online, para ter um negócio inovador é preciso muito esforço.

Por isso, não é de admirar que alguns estados, como do Rio Grande do Sul, estejam fomentando desde cedo a inovação nas escolas públicas por oferecer brindes e premiações. O objetivo é contribuir com a visibilidade do Brasil como um país inovador.


O que é inovação?

Para quem ainda tem dúvidas sobre o que é inovação, é preciso entender que ela só ocorre quando a ação está atrelada à criatividade.  Então, se alguém está tendo ideias revolucionárias mas não coloca em prática, o processo de inovação não foi concluído. 

Agora que você já entendeu o que é inovação, já podemos passar para o próximo tópico com 5 dicas para montar um negócio inovador. 


Aprenda a montar um negócio inovador 

Você pode pensar em produtos e serviços jamais vistos antes; contudo, se essas ideias não despertarem o interesse do mercado, fazendo com que pessoas queiram comprar tais itens, de nada adiantou tanto esforço mental. Assim, antes de colocar a “mão na massa” e começar a investir fundos em novos projetos, é fundamental pesquisar se haverá demanda ou se a inovação não passará de um abacaxi em pouco tempo.


O objetivo de empreendedor e empreendedora é ver seus produtos passarem da incerteza para a segurança/estabilidade , é a mensagem de que a empresa acertou na proposta e que conseguiu um gerador fixo de caixa. Se é isso que você deseja desfrutar ao montar um negócio inovador, confira na sequência 5 dicas que conseguimos para você começar começar com o “pé direito” e reduzir as chances de fracasso!


1. Estude o Mercado

Para conseguir ter ideias que ofereçam diferenciais num mundo onde tudo parece já ter sido inventado, é preciso olhar e estudar o mercado!  Uma ótima forma de fazer isso é por acompanhar as maiores tendências de diferentes setores; conversar com consumidores; aplicar pesquisas de consumo; estudar cases de outras empresas; e ficar por dentro de todos os assuntos que guiam os passos mundiais, especialmente economia, política e meio ambiente. 

Por exemplo, as indústrias alimentícias que levaram as tendências alimentícias em consideração, considerando fontes como food trends, conseguiram visualizar o potencial de adaptar seus cardápios com pratos sustentáveis e mais saudáveis. 


2. Inove naquilo que você ama

De que adianta “pensar fora da caixa se você não quer fazer parte da caixa”? Em outras palavras: de nada serve ter uma ideia brilhante, mas que você detestaria trabalhar e evoluir.  Para ser inovador ou inovadora é preciso entender muito do assunto que você pretende trabalhar. Consequentemente, se a pessoa gosta do tema ela sentirá prazer em pesquisar, se aprofundar e pensar sobre ele e o contrário também ocorre.


Entender que toda a inovação está conectada ao amor de quem inventa, demonstra que esse processo ocorre de forma natural, espontânea. Assim, nada de ficar forçando o cérebro em coisas que representam alta lucratividade mas que você detestaria trabalhar.


Leia também: Qual a diferença entre criatividade e inovação


3. Entenda de negócio

Você pode estudar o mercado e amar o que faz, mas se não entender de negócios, todo o avanço com projetos será em vão. Qualquer empresa bem-sucedida tem alguém que entende não só do negócio, como também de negócio.

Saber o que você está fazendo evita problemas no processo que farão o negócio ir a ruínas. Além do empreendedorismo tradicional, aprender Compliance e Gestão Financeira farão a diferença nas tomadas de decisão para conseguir a visibilidade legal e social que toda empresa precisa.

O compliance protege a integridade das empresas, para que atendam a legislação sem interferir nas estratégias e a gestão financeira permite a administração correta de dados financeiros. Para entender mais, confira a MBA Online Gestão Financeira, Compliance e Riscos da Trevisan Online.


4. Não tenha medo do pior

O problema não é enfrentar desafios; o problema é não saber como vencê-los. No mercado não há empreendedor que não passou por dificuldades e alguns por não pensarem no “plano B” acabam falindo.


Aliado ao estudo de mercado, quais seriam as ameaças que podem aniquilar sua empresa do giro. Procure estabelecer cenários hipotéticos onde sua empresa teria um fluxo de caixa negativo e quais seriam suas ações para reverter a ameaça ao seu favor.


Veja também: Entenda o que é Auditoria e Controladoria



Invista em estudos que incentivem sua mente a colocar o negócio em cenários de risco e que irão ajudar a estabelecer soluções. Como diz a história: é melhor prevenir do que remediar.  Nossa escola de negócios, Trevisan Online, trabalha o estudo de cases justamente para exercitar a visão crítica do mercado


5. Patente

Já parou para pensar que nem todos os serviços e produtos diferentes que conhecemos hoje, realmente foram inventados pela marca que carrega o título de fundadora? Pois é! Inovou? Registre sua ideia nos órgãos responsáveis! Ou seja, não deixe de patentear sua ideia. A atitude não só previne que outros roubem seu mérito, como faz com que toda e qualquer empresa que queira usar sua ideia, precise pagar impostos a você.

O mercado possui uma realidade desafiadora e nem sempre se prende a considerações acadêmicas garantem a atuação consciente dos profissionais. Por isso, a escola de negócios Trevisan oferece metodologia que une o ensino acadêmico e a experiência de mercado


A Trevisan Online inovou na educação

Trevisan Online - Educação
Gostou das dicas para um negócio inovador? Esses foram apenas alguns dos pontos levados em consideração por nós ao oferecer uma educação online que fosse disruptiva e relevante. Ao entender a dificuldade dos profissionais em organizar a rotina para aprender e conseguir melhores oportunidades no mercado, incluímos em nossa metodologia de ensino online o fast learning.

Mas, o que isso quer dizer?


Quer dizer que agora você pode fazer sua pós-graduação com aulas de apenas 10 minutos por dia. Portanto, se você busca melhorar sua carreira sem abrir mão da família, amigos e de um investimento justo, confira nossos
cursos EAD.


Gostou des
te conteúdo? Cadastre-se em nossa Newsletter para receber mais conteúdos com dicas e sugestões preparados pela Trevisan Online.

experimente grátis - trevisan online