Soft Skills: o que são e como utilizá-las em uma negociação
Soft Skills

As chamadas Soft Skills são habilidades relacionadas a comportamento do indivíduo, mais atrelada às personalidades e às experiências, que ao currículo profissionalDe acordo com pesquisas, hoje o mercado de trabalho prefere muito mais contratar pessoas com estas habilidades do que apenas com as informações técnicas de um currículo profissional.


Leia também: Quais habilidade interpessoais um gestor financeiro precisa ter


Reconhecer e ampliar essas habilidades são tão importantes quanto ter uma formação numa área específica. As soft skills são consideradas como características essenciais para que um profissional alcance os seus objetivos profissionais que estabelece para sua carreira.


Confira as principais soft skills mais valorizadas no mercado:

  • Trabalho em equipe; 
  • Resolução de problemas; 
  • Comunicação Eficaz: 
  • Empatia; 
  • Organização; 
  • Resiliência;
  • Negociação; 
  • Liderança; 
  • Pensamento 
  • Criativo; e
  • Visão Geral.

A importância das soft skills para sua carreira profissional
Importância das soft skills

Você deve estar pensando quais são as soft skills estão associadas a sua área de atuação, e principalmente, ao posto que você deseja ocupar no mercado de trabalho. A resposta para isso é: depende. Por exemplo, caso seu cargo ou objetivo seja ser um gestor as habilidades comportamentais, a liderança e a persuasão são as principais soft skills para este cargo.

Inteligência emocional talvez seja a soft skill de melhor exemplo, pois a capacidade de saber lidar bem com as próprias emoções e usar essa energia a seu favor, podem contribuir para o crescimento de um profissional.

Estas habilidades conectadas podem auxiliar, e muito numa negociação.


Dica de leitura: Qual a diferença entre criatividade e inovação?


A empatia, comunicação eficaz e pensamento criativo podem ser essenciais num processo de negociação, entender o todo e se comunicar de maneira correta podem ser os diferenciais durante o processo. Lembre-se de desenvolver técnicas voltadas aos relacionamentos interpessoais, além de se preparar para as argumentações durante uma negociação são importantes para o sucesso delas.


Lidar com pessoas, fornecedores, clientes etc, também fazem parte dessas habilidades. Capacidade de realizar análises táticas e interpessoais podem influenciar durante todo o seu processo de trabalho, estabelecer confiança, cooperação e harmonia vão assegurar os resultados positivos.


Além de desenvolver todas as estas habilidades, é importante se preparar para a negociação, avaliar todos os fatores que podem impactar o processo, e então, utilize suas melhores soft skills serão essenciais para se manter na negociação e chegar ao sucesso.

experimente grátis - trevisan online