Como calcular o ROI de um projeto de marketing

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ROI é uma palavra muito utilizada no meio corporativo, mas nem todos compreendem o seu significado e sua real importância para um projeto. A sigla ROI deriva do inglês Return on Investment, ou seja, Retorno sobre Investimento traduzido ao português. Basicamente é a descrição do dinheiro ganho ou perdido em relação do investimento realizado.


O principal objetivo deste cálculo é medir e avaliar o desempenho do investimento e o retorno que foi gerado. Em projetos de marketing, o ROI indica o valor ganho em relação ao investimento, que seria a relação de determinado custo de uma campanha com o lucro gerado por vendas, conversões e leads.  Por esta razão, saber estimar o retorno sobre investimento é de grande importância para tomadas de decisões e passos mais assertivos, sendo uma ferramenta necessária para as estratégias de uma organização. 


Essa ferramenta pode ser aplicada em qualquer setor interno, com base nos indicadores fornecidos e com ele é possível diminuir custos e gastos, alavancar lucros e alinhar as metas da companhia. 


Não é complicado de fazer este cálculo pois a fórmula é simples e única, basta você obter os dados abaixo: 


Lucro do Investimento - Custo do Investimento / Custo do Investimento 


O investimento é preciso ser considerado, pois afeta diretamente para realização do projeto e o ganho podemos considerar todas as receitas acumuladas pelo projeto. 



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Mesmo o cálculo do ROI sendo parcialmente simples, muitas pessoas possuem dificuldade em mensurar o retorno obtido por determinado projeto.  Isso costuma ocorrer porque as empresas fazem investimentos e nem sempre fornecem os indicadores corretos


O ROI deve ser feito constantemente, sempre que possível é necessário analisar os lucros e prejuízos dos investimentos realizados. Desta forma, é possível garantir bons resultados e decisões assertivas. Lembre-se sempre de arquivar os resultados encontrados para criar uma planilha e futuramente analisar como o projeto se comporta em determinados períodos


Outros benefícios do ROI

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Avaliar como um investimento contribuiu para o lucro da empresa é o principal objetivo, mas o ROI também serve para outros fatores importantes como, por exemplo:

  • A priorização dos projetos da empresa, pois o resultado que o cálculo trará, possibilita ao diretor ou gestor de uma organização tomar as melhores decisões e definir as prioridades da companhia. 
  • Identificar o prazo de retorno sobre os investimentos realizados, pois saber em quanto tempo determinado investimento será pago é uma informação essencial. 
  • Ajudar na definição de metas realistas e relevantes também é um ponto crucial do ROI, afinal, as metas devem ser claras e objetivas e direcionando todos os envolvidos ao projeto rumo ao objetivos desejados pela empresa. E para que a meta seja realista, deverá ser muito bem elaborada, baseada em dados e informações reais. Com o cálculo é possível entender o resultado que se pretende chegar.


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Tomada de decisões ágeis é algo que o mercado está cobrando de forma acelerada, e a empresa que consegue tomar decisões de forma rápida tem um grande diferencial no mercado, o ROI contribui muito trazendo dados relevantes para resolver situações. Toda escolha possui um efeito sobre a organização e sua participação no mercado e então é necessário fazer a escolha certa


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