Quais habilidade interpessoais um gestor financeiro precisa ter

Gestor Financeiro

O gestor financeiro é um profissional que está cada vez mais ganhando espaço no mercado e sendo essencial para as empresas. Essa função exige inúmeras responsabilidades, desde um perfil estratégico que cuida do planejamento e finanças da organização, além de possuir atuação decisiva com a diretoria para tomadas de decisões


O profissional é responsável também por organizar os recursos da empresa, analisar os demonstrativos contábeis e créditos e acompanhar os fluxos de caixa e faturamento. O principal objetivo do gestor financeiro está no aumento do lucro do negócio por meio das atividades operacionais, para isso o gestor precisará de um sistema de informações que auxiliará a analisar toda a situação e assim tomar decisões assertivas aumentando os resultados


Esse cargo exige habilidades específicas, muito além de ser capacitado apenas para conduzir e entender as finanças da corporação. Habilidade técnicas são essenciais para o sucesso de uma profissão; contudo, as habilidades interpessoais são as que movem profissionais qualificados até este sucesso profissional. 


Sugestão de leitura: Orçamento empresarial, você já começou o seu? 


Facilidade de relacionamento 
relacionamento nas empresas

Um gestor precisa lidar grande parte de seu tempo com pessoas, pois estar a frente de uma equipe, exige bastante comunicação para que o desempenho funcione bem. O responsável pelo financeiro, precisa ter contato com todos setores da organização, e é importante que ele desenvolva uma imagem positiva e de perfil acessível.


No ambiente organizacional existem diversos obstáculos internos e o gestor deve estar apto a conduzir as situações com uma postura destemida, corajosa, autoconfiante e humilde. Não é tarefa fácil gerenciar uma equipe, por esta razão os profissionais que possuem habilidades interpessoais se destacam em um mercado competitivo.



Empatia
empatia

É de extrema importância e necessidade que o gestor financeiro tenha empatia, podemos dizer que é a capacidade de entender e se colocar no lugar de outra pessoa, tentar compreender a situação de forma racional, analisando o sentimento vivenciado pelo outro. Ser uma pessoa empática ajuda os gestores em geral, a entender melhor seus colaboradores. Lembre-se da importância de conhecer as dificuldades e limitações dos profissionais ao seu lado para que possam, juntos, conquistar os objetivos da empresa



Visão do Negócio
visão de negócios - gestor

Além de uma boa comunicação e um bom relacionamento com todas as equipes, o gestor deve ter visão do negócio e da estratégia de sua empresa. O gestor financeiro, deve estar envolvido com as suas tarefas mas também em parceria com os objetivos da empresa, visando sempre o resultado


Com isso, o profissional terá facilidade para identificar as boas oportunidades de desenvolvimento, visando o futuro da empresa. Tudo isso feito de modo que também seja possível identificar obstáculos e problemas futuros, podendo prevenir e planejar as decisões