Auditoria-controladoria-pequenas-empresas

Sabemos a importância da implementação da auditoria e controladoria nas pequenas empresas, essas áreas precisam fazer parte do dia a dia da empresa, e deve ser encarada como uma estratégia para a organização. São grandes benefícios que a auditoria e controladoria oferecem para as empresas, além de transparecer todas as leis existentes para que essas organizações consigam gerar resultados positivos e dentro de sua realidade


A auditoria e controladoria surgiu para auxiliar as empresas que desejam crescer rapidamente e ajudar na solução de problemas e decisões. E não podemos deixar de enfatizar, que essa área vem ganhando conhecimento cada vez mais nas pequenas empresas. 


É uma atividade complexa que precisa de profissionais de alta qualidade, que requer inúmeras habilidades, principalmente nos dia de hoje, onde mudanças ocorrem o tempo inteiro com grande frequência, sendo assim, exige-se que a interação com as áreas seja sempre atualizadas, para que assim consiga buscar resultados positivos.


Mas afinal, como estruturar a Auditoria e Controladoria?

estruturar a auditoria e controladoria

A gestão de uma empresa quando é feita de forma organizada, estruturada, com total controle de tomada de decisões e racional. Com certeza, tem grande potencial de crescer com rapidez e eficiência. E a auditoria e controladoria poderá ajudar a empresa, a seguir neste caminho. 


Antes de implementar essas áreas é necessário entender o papel dessas funções dentro da empresa:


Dica de leitura: O que é Auditoria e Controladoria? 


Caso a empresa já tinha uma estrutura, um tanto que, desenvolvida, o passo que deve seguir é definir o grau de autoridade ao gestor que será responsável por essas funções. E isso depende da organização, mas também do posicionamento do profissional que comandará essas tarefas. 


É de grande importância também que a empresa apresente essa novo departamento aos demais, e indicar a necessidade do departamento de auditoria e controladoria dentro da organização. É necessário deixar claro como funcionará os processos, uma vez que ela não faz parte do negócio inicial, os colaboradores precisam ficar cientes do que ocorrerá nesta implementação para que cada um cumpra com seu papel. A maior finalidade de implantar essas áreas na empresa é ter um controle de todas as ações, desde implementação de rotinas, processos da empresa, alinhar atividades e até tomada de decisões seguras


Leia também: Entenda o que é Compliance, e porque é importante no negócio.


Toda etapa com muita atenção, organizando rotinas, procedimentos e controles internos. Para uma segurança ainda maior da empresa. Todo controle realizado através de relatórios, demonstrativos e indicadores. 


É válido a criação de métricas, baseado em toda contabilidade da empresa, como a gestão de custos total,  demonstrando resultados atuais e onde a empresa pretende chegar. Lembrando que é um processo complexo, variando de acordo com o tamanho da empresa e ramo de atuação. 


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